Páginas

sábado, 11 de maio de 2013

Entrevista com : Daniela Auler



Lucas e Samya (In Moda)





Fizemos uma entrevista com a Daniela Auler, coordenadora do Concurso de Moda Inclusiva promovido pela Secretaria dos Direitos da pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo. Como já dissemos aqui, esse ano acontece a quinta edição do evento, desta vez, Internacional.

Essa entrevista você confere abaixo!


In Moda: Daniela, como surgiu a ideia de criar o Concurso de moda inclusiva?

Daniela Auler: Foi uma iniciativa do governo do estado de São Paulo quando na época da gestão do Serra, ele fez uma reunião para saber que faltava ser feito em relação à pessoa com deficiência. Ele tinha criado a Secretaria Municipal, ai ele criou a Estadual. Quando teve o planejamento do que precisava, foram discutindo alguns pontos: como levar a questão de saúde e acessibilidade, por que existe ainda certo preconceito, a gente já evoluiu muito, mas ainda tem uma barreira cultural ai. E fora que um dos trabalhos que a secretaria exerce secretaria é oferecer para a pessoa com deficiência todos os bens e serviços a que a pessoa sem deficiência tem acesso, poder oferecer esses bens e serviços, e o vestuário é um bem, é um serviço que a gente tem que oferecer para as pessoas.
O concurso, primeiro era só para estudantes, hoje é para estudantes e profissionais do Brasil inteiro. Estamos levando isso para uma parte da sociedade que trabalha com padrões de beleza, que hoje em dia é super colocado na moda. O que são esses padrões? Para a onde a moda está indo? Então estamos também em um momento de repensar a moda mundial. E além disso,está sendo oferecido um novo segmento de mercado para essas pessoas.

In Moda: Também vem sendo feita moda inclusiva fora do Brasil há algum tempo, não é?

Daniela Auler: A gente criou um concurso de moda inclusiva para estimular os alunos a pensarem nesse caso, tinham algumas pessoas que faziam pontualmente alguma coisa ao longo do Brasil e fora também. A gente mapeou, então tinha uma empresa em Portugal que já começava a trabalhar isso, duas empresas na Alemanha, tudo começando ao mesmo tempo em que a gente, só que essa criação do concurso de moda inclusiva, aqui no Brasil, estimulou e esta fomentando o mercado para isso. Então, hoje quando você fala em moda inclusiva se você for no Google por exemplo, nossa ferramenta mágica, você já vê varias pessoas falando sobre moda inclusiva, você já vê blogs e sites.também algumas participantes do concurso que estão realizando marcas e-commerce.

In Moda: E quais sãos as soluções que a moda inclusiva traz para os portadores de deficiência? Por exemplo: como faz para adaptar essas roupas, fica caro?

Daniela Auler: Então, a gente está estudando essa questão da moda inclusiva, a cada ano a gente ganha um pouco mais de experiência. Em relação às pessoas com deficiência a ideia é que haja uma moda no conceito do desenho universal, para todos em qualquer ciclo de vida da pessoa. Então, hoje em dia nos também ficamos mais velhos, a expectativa de vida do ser humano e maior, então a gente fica mais tempo idoso e a gente acaba adquirindo alguma deficiência... Uma moda que também é utilizada pela mulher grávida, se eu quebro um braço... Mais ou menos igual à questão da calçada quando você rebaixa, para pessoa com deficiência, a sociedade inteira é beneficiada. Na moda também funciona assim, você pode optar por ter ou não esse conforto. Trabalhar tecidos tecnológicos, cicatrizantes, usar um pouco da tecnologia do esporte para isso, para a pessoa que está na cadeira de rodas, às vezes o suor fica retido no tecido e ela pode ter uma pneumonia... Enfim, modelagens diferenciadas que facilitem. Eu moro sozinha, então às vezes, para vestir um vestido de festa – gente, eu quero morrer! - Penso: Gente vou ter que sair na rua para alguém fechar o meu vestido. Não é legal. Então, é muito importante ter coisas que facilitam e ajudam a dar independência e autonomia.

In Moda: Daniela, muito obrigada por nos receber e nos ceder essa entrevista. Parabéns pela iniciativa e pelo trabalho que você e sua equipe realizam!

Daniela Auler: Eu queria dizer que acho muito legal o trabalho que vocês estão fazendo, nessa questão de uma responsabilidade social, a busca de uma sociedade mais justa. Quero parabenizar vocês e falar que qualquer coisa que vocês precisarem nós aqui da secretaria do Estado de direito da pessoa com deficiência, estaremos à disposição.

 


 
Daniela Auler





 

2 comentários:

  1. muito legal saber que tem pessoas interessadas na melhoria de vida de portadores de necessidade especiais .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito legal mesmo! Foi muito bom conhecer a Daniela e o espaço da Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência. Mais legal ainda foi conferir, no Desfile, o trabalho lindo que eles realizam.

      Excluir