Páginas

segunda-feira, 9 de março de 2015

Uau!

 Eu não consigo me conformar com a intolerância e com tamanha ignorância, principalmente porque, como nunca, temos acesso a informação. Mas parece que quanto mais conectados estamos, mais alienados ficamos. É tudo 'num clic' e, muita gente, só lê uma nota ou escuta um trecho de uma conversa de bar; lê apenas o título de algum post e já acha que tem parâmetros suficientes para ter alguma opinião sobre determinado assunto.
Eu sei, aqui não é lugar para desabafar, mas estou teclando sem ter feito rascunho, simplesmente guiada pela minha indignação.
Hoje, navegando pelo site da Folha, li: Garotas têm seus véus puxados em Paris- já fiquei enojada. Eu sei que, recentemente, houve aquele atentado ao Charlie Hebdo e isso desencadeou ainda mais reações de ódio contra muçulmanos, mas nada justifica essa falta de respeito, assim como nada justifica o atentado. Inclusive porque, embora mais conhecidos, os "muçulmanos" que praticam terrorismo fazem parte de uma minoria dentre os seguidores do Islã. Mas assim como muita gente acha que todo muçulmano ´terrorista ou é simpático ao terrorismo, o que não é verdade, muita gente também acha que as vestimentas femininas islâmicas são símbolos de opressão da mulher, mas esse é outro equívoco. O traje islâmico para mulher é o exercício do direito dela de não ser igual às outras, de não "precisar" expôr seu corpo, e, principalmente, de se posicionar como cidadã muçulmana onde quer que esteja, seja no Ocidente ou no Oriente. Esse traje simboliza com muita precisão o sentido de identidade visual, pois através dela, a mulher mostra que é muçulmana e transmite também os valores que carrega.  Em um dos trechos da matéria da Folha, um das garotas que teve seu lenço  puxado, diz que ama usar seus lenços e que o lenço é 'uma reafirmação da fé e do estilo' dela. Achei lindo! Eu sou muçulmana, moro no Brasil desde sempre e não uso o lenço, Quero muito que um dia eu tenha a coragem que essa menina tem. Depois do que aconteceu, ela comprou mais 15 lenços.
Conheço muitas mulheres que já foram vítimas de preconceito e de violência verbal e física por estarem usando lenço, niqab (véu que deixa somente os olhos à mostra), inclusive minha madrasta, que usa o niqab. Eu até já presenciei algumas ridículas manifestação de preconceito que ela e meu pai sofrem, sem falar dos olhares de reprovação que lançam aos dois (meu pai usa as vestimentas islâmicas masculinas e a barba comprida) - muitos falam: você está no Brasil. Não precisa usar essa roupa aqui. Isso é vergonhoso e inaceitável! Mas minha madrasta sempre calma, segue andando e ignora esses comentários. Agora eu pergunto: essas manifestações também não são formas de terrorismo? Eu me sinto envergonhada por não usar o véu, por não apoiar a atitude e a coragem das minhas irmãs. E como grande apreciadora da moda me sinto muito decepcionada em ver o péssimo exemplo que o país que sempre influenciou a moda mundial, está dando. Pois a questão vai além dos véus puxados, já que a França multa em 150 Euros as mulheres que usarem niqab - isso sim é opressão!
A inclusão na moda também se aplica a cada indivíduo ter o direito de exercer sua individualidade com um estilo que tenha a ver com  a sua personalidade, com seus gostos e valores.


Um comentário:

  1. Como sempre estamos rodeadas de pessoas ignorantes. Acho linda essas mulheres que seguem seus valores e não tem receio em mostrar sua idêntidade, todas independente de crenças, costumes ou valores devem ser respeitadas.( curti seu post, bjssss)

    ResponderExcluir